Home Overview Press Room Blog Publications For Students about us
Search

Controle Responsável e as Novas Tecnologias de Genética Humana


As novas tecnologias de genética humana apresentam um desafio de limiar para a humanidade. Se usadas corretamente, representam uma grande promessa para tratar doenças e diminuir o sofrimento. Se utilizadas indevidamente, abrem caminhos para uma poderosa nova eugenia queoderia banalizar a vida humana e afetar as bases de nossa sociedade.

O rápido desenvolvimento dessas tecnologias criou uma desvantagem na sociedade civil. Os criadores de políticas não tiveram tempo para compreender e avaliar suas implicações. Poucas instituições comuns de amplo alcance procuram articular e debater políticas de genética humana com base em direitos humanos, justiça social e inclusão global.

Nos últimos anos, defensores de um novo futuro eugênico para a humanidade têm se manifestado cada vez mais. É absolutamente necessário que os líderes envolvidos e outros repudiem essa visão de forma categórica. Não há motivo para que pessoas de diferentes nações, culturas, religiões e filosofias não possam trabalhar em conjunto para apoiar as políticas necessárias para proteger nosso futuro comum.

O que está em risco?

A produção de crianças clonadas e geneticamente modificadas dispararia um conjunto totalmente sem precedentes de forças sociais, psicológicas e políticas que poderiam se voltar contra elas próprias e cujo impacto não podemos imaginar e muito menos controlar.

Seres humanos como objetos encomendados: Permitir a criação de crianças clonadas e geneticamente modificadas alteraria para sempre a base da individualidade, autonomia e relacionamentos humanos. Isso destruiria valores essenciais para o funcionamento de sociedades democráticas.

Uma nova eugenia: A produção de clones humanos e "bebês de grife" estaria disponível de forma desproporcional para os já privilegiados, ameaçando nosso compromisso com a justiça e a igualdade. Nossa humanidade comum seria aniquilada.

Seres humanos como objetos experimentais: Tentativas de clonagem humana e modificação genética hereditária seriam intrinsecamente perigosas para as crianças e mulheres envolvidas. O uso de tecnologias de modificação de espécies constituiria uma experiência irrevogável para toda a humanidade.

Novas tecnologias de discriminação e controle: Clonagem e modificação genética hereditária significariam um controle sem precedentes de algumas pessoas sobre as vidas e perspectivas de vida de outros.

Nossa sociedade valoriza extremamente a liberdade individual e científica e os esforços tecnológicos. Entretanto, nosso apoio a esses princípios deve estar em harmonia com nossos compromissos com a justiça social e o bem comum. Sociedades democráticas têm a capacidade e a obrigação de avaliar a segurança, a eficácia, a prioridade e o impacto social de novas tecnologias.

A capacidade de manipular os genes que passamos para nossas crianças acarreta riscos físicos, sociais e políticos tão importantes quanto aqueles apresentados por qualquer tecnologia desenvolvida por seres humanos. A clonagem humana e a modificação genética hereditária são tecnologias de modificação de espécies. Elas oferecem a possibilidade a curto prazo de selecionar e "recriar" crianças geneticamente e fazem surgir o fantasma de uma nova eugenia de desigualdade genética. Essas perspectivas são motivos consistentes para a proibição dessas tecnologias.

O que é necessário?

Proibições das tecnologias eugênicas mais perigosas e a regulamentação de outras tecnologias controversas para evitar abusos não precisam impedir aplicações e pesquisas médicas potencialmente benéficas ou retirar o apoio completo aos direitos reprodutivos.

As políticas principais mínimas necessárias para proteção contra abusos são:

Proibições nacionais e globais da clonagem humana reprodutiva

Proibições nacionais e globais da modificação genética hereditária

Regulamentação eficaz e responsável de todas as outras tecnologias de genética humana

ESPAÑOL | PORTUGUÊS | Русский

home | overview | blog | publications| about us | donate | newsletter | press room | privacy policy

CGS • 1122 University Ave, Suite 100, Berkeley, CA 94702 • • (p) 1.510.665.7760 • (F) 1.510.665.8760